domingo, 10 de outubro de 2010

Ex Aluno do Projeto Grael desponta no europeu de Star

Quando um grupo de representantes do Projeto Grael chegou a sua escola, em 2001, para convidar os estudantes para os cursos de vela, Samuel Gonçalves, hoje com 23 anos, não fazia ideia como o esporte poderia render na sua vida. Muito menos conquistar um terceiro lugar na categoria master do campeonato Europeu de Star (na cidade de Viareggio, Itália, de 5 a 15 de junho).

Samuca foi para o Europeu a convite do starista Luis André Reis, de Brasília, medalista de prata na Classe Snipe nos Jogos Panamericanos de 1975. Na proa de Luis, Samuel correu ao lado dos maiores velejadores do mundo na classe considerada a Fórmula 1 da vela. E lá estavam também os nossos campeões Torben Grael e Marcelo Ferreira e Lars Grael, idealizadores do Projeto Grael.

Samuel conta que em uma das regatas do Europeu ele e Luis ficaram entre os Top Ten. A felicidade foi tanta que o rapaz se jogou no mar para festejar o feito entre 132 barcos concorrentes. Parecia que tinha conquistado o título.
"Hoje, posso dizer com absoluta certeza que a minha vida é dividida em duas partes. Antes e depois de conhecer o Projeto Grael. Uma primeira oportunidade me foi dada naquele ano (2001), e a agarrei com as duas mãos, para não mais soltar. Me dediquei e, com a ajuda de grandes amigos, melhor, da família que constituí junto ao Projeto Grael, de Deus, do Clube Naval Charitas - que me acolheu - e o meu trabalho, estou colhendo alguns frutos", conta Samuel.

Além da Star, Samuel também corre em classes de Oceano (barcos para mais de 4 tripulantes). Ele e outros meninos do Projeto Grael são tricampeões de Ranger, no barco de Fred Hoffmann, fotógrafo e "amigo-pai" de Samuel. O jovem, que cursa Desenho Industrial, também é responsável pelo treinamento da equipe paraolímpica brasileira de vela.

Nenhum comentário: