quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dragagem do Porto de Ilhéus amplia capacidade comercial e turística da região

O Porto de Ilhéus registrou em 2010 uma receita operacional bruta de 3,4 milhões de reais. A expectativa da Companhia Docas do Estado da Bahia – Codeba, responsável pela administração do porto, é de crescimento desse número após a conclusão da dragagem de aprofundamento do calado operacional, que vai passar de 10 para 14 metros. Com investimentos da ordem de 100 milhões de reais, advindos do governo federal, a obra irá resultar na ampliação da capacidade de recebimento e escoamento de cargas.

Atualmente, o Porto de Ilhéus movimenta principalmente soja, concentrado de níquel e óxido de magnésio, entre outros produtos. O porto desponta também no segmento de turismo, recebendo a cada ano número crescente de navios de cruzeiros. Em 2010, foram 40 navios e cerca de 90 mil passageiros recepcionados.

A modernização do Porto de Ilhéus envolve, além da dragagem, o arrendamento e a melhoria do terminal especializado em grãos. Os recursos, com origem na iniciativa privada, ultrapassam 20 milhões de reais.
Segundo José Muniz Rebouças, além da movimentação de grãos, o porto tem grande potencial para apoiar a atividade petrolífera e pode servir no futuro de base de apoio para atividades off-shore e também para a importação de cargas projeto.

Panorama - Porto de Ilhéus em números
Instalações de acostagem com 430 metros de comprimento com um dolfin de amarração;
Bacia de evolução com 560 metros de comprimento e 350 metros de largura;
10 metros de profundidade;
Disponibilidade do cais para dois navios atracados simultaneamente;
Dois armazéns com 8.000 m² cada um;
Pátios descobertos com 10.500 m²;
Receita operacional bruta em 2010: R$ 3,4 milhões

Nenhum comentário: