Ótimo roteiro de turismo, também conhecido como Forte do Mar ou de Nossa Senhora do Pópulo, o forte foi construído entre 1650 e 1728, para proteger a cidade do Salvador das invasões de piratas e corsários. Erguido sobre um banco de areia, destaca-se de outras fortificações por estar dentro das águas e ser o único em forma de círculo das Américas. Por sua forma, o Forte foi carinhosamente apelidado de “umbigo da Bahia”, pelo escritor Jorge Amado.
Quanto à estrutura, o forte, que fica há cerca de 600 m da costa, é constituído por uma torre central e um anel perimetral, construído em 1812 para proteger a estrutura de embarcações inimigas. A aérea total construída é de 2.660m².
A primeira mente a pensar na construção do Forte divide os historiadores, uns dizem que a idéia inicial partiu do então dirigente de obras de fortificação do Brasil, Francisco Farias Mesquita; outros atribuem o projeto ao engenheiro-mor de Portugal Leonardo Torriani. De certo se sabe que a edificação foi inspirada no Forte São Lourenço do Bugio, que fica nos mares de Portugal.
O acesso ao Forte é simples: uma viagem de cerca de cinco minutos, saindo do cais do Centro Náutico da Bahia a cada meia hora, na escuna Só Alegria. Os visitantes são recepcionados por um guia, que começa uma viagem no tempo contando as histórias de algumas salas da construção, que também serviu como prisão.
Em uma das antigas celas, estiveram prisioneiros personagens importantes como o baiano Cipriano Barata e o gaúcho Bento Gonçalves. Uma curiosidade desta cela é a presença de um cubículo de 4m², a famosa “solitária” da época, onde ficavam amontoados até dez pessoas encarceradas de uma vez. Nas outras salas, outros fragmentos da história bélica do Forte, como trajes e acomodações de soldados, armas, maquetes e especiarias daquele tempo.
No ponto mais alto do Forte, a vista panorâmica alcança de um lado, toda a Baia de Todos os Santos, da Ponta do Humaitá à Barra; do outro, a Ilha de Itaparica.
O cais do Forte foi recuperado no ano 2000, com a instalação de uma plataforma flutuante para facilitar o acesso de visitantes. Em 2006 foi concluída uma reforma no Forte, reaberto a visitação após 40 anos e se transformou no c com atrações culturais, de lazer e turismo. Na nova estrutura foram construídos banheiros e um restaurante com a deliciosa e inesquecível culinária baiana.
Fonte: Turismo na Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário