sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ferramentas encontradas em Creta provam que homem já navegava há 130 mil anos

Editora GloboArqueólogos descobriram um conjunto de ferramentas que podem provar que o homem conseguia navegar por alto mar dezenas de milhares de anos antes do que se acreditava anteriormente. As ferramentas, que têm cerca de 130 mil anos, foram descobertas na costa sul da ilha mediterrânea de Creta.
Ferramentas da Idade da Pedra foram encontradas no litoral de Creta
Creta foi separada da Grécia há cerca de cinco milhões de anos, portanto, segundo os arqueólogos, quem fez as ferramentas deve ter viajado por mar por uma distância de pelo menos 40 quilômetros. Os indícios anteriores da primeira viagem marítima eram de 60 mil anos atrás, e na região da Grécia de apenas 11 mil anos atrás.
Em comunicado, o Ministério da Cultura da Grécia afirma que "os resultados da pesquisa não só fornecem provas de viagens marítimas no Mediterrâneo dezenas de milhares de anos mais cedo do que nós estávamos cientes, mas também mudam a nossa compreensão das habilidades cognitivas dos primeiros hominídeos que habitavam a região".
As ferramentas foram encontradas durante uma pesquisa de cavernas e abrigos sob rochas perto da aldeia de Plakias por arqueólogos da Escola Americana de Estudos Clássicos em Atenas e do Ministério da Cultura da Grécia.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista

Nenhum comentário: