Começa neste sábado o grande evento da vela de oceano da Bahia
Realizado desde 1981, quando velejadores baianos decidiram criar um campeonato que reunisse, em águas baianas, os mais importantes nomes da vela de oceano nacional, o Circuito Salvador de Vela de Oceano, realizado a cada dois anos pelo Yacht Clube da Bahia, chega à sua 15ª edição.
A abertura será no próximo sábado (15), com a reunião de comandantes às 09:30, seguida do coquetel de abertura no píer do Yacht. Às 13:00 horas, será dada a largada da primeira regata da competição, em frente ao Yacht Clube da Bahia, com destino a Itapoã, onde os velejadores contornam uma marca de percurso e retornam ao YCB.
“A ida será em contravento, obrigando os barcos a velejar bem próximos da praia, para evitar as correntes contrárias. Na volta, com vento a favor, os veleiros içam suas velas balão, oferecendo um espetáculo de cores na orla de Salvador”. Explica Arnaldo Pimenta, Vice-Presidente da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia – FENEB e comandante do veleiro Spirogyro.
No domingo (16) duas regatas serão realizadas em frente ao Yacht. Serão regatas técnicas, em percurso montado por bóias e que exigem perícia dos velejadores, dada a necessidade de muitas manobras.
Na segunda feira (17), mais uma regata de percurso, que abrangerá boa parte da Baía de Todos os Santos. Os barcos largarão em frente ao YCB, rumarão para o Farol da barra, de onde seguirão para uma marca nas imediações da Ilha do Medo, de onde retornam para Mont Serrat, para em seguida se dirigirem para a linha de chegada em frente ao Yacht.
“Será uma regata relativamente longa, na qual o trecho entre a Ilha do Medo e Mont-Serrat deverá ser o mais difícil, em função do vento contra”. Avalia Alan Castro – Diretor de Vela do Yacht e tripulante do veleiro Bola 7.
Na terça feira (18), finalmente, mais duas regatas técnicas entre o Farol da Barra e Ondina fecharão o campeonato.
Cerca de vinte barcos da Bahia, Rio de Janeiro e Sergipe deverão participar da competição
Fonte: ICB - Iate Clube da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário