Os cinco melhores na classificação geral
Hobie Cat 16 perto da linha de chegada
7ª Regata Salvador - Morro de São Paulo
Aconteceu nesse sábado, dia 12 de fevereiro, uma das regatas mais charmosas do calendário nacional, a 7ª regata Salvador x Morro de São Paulo. O evento que já faz parte do calendário do Yacht clube da Bahia, e acontece todos anos entre os meses de fevereiro e março.Esse ano contou com 32 barcos, divididos entre as classes Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17, Tornado, A-Cat, Hobie Tiger e Multicascos de Oceano.
A regata partiu de Salvador, no Yacht Clube da Bahia, às 11 horas da manhã e seguiu em direção a Morro de São Paulo com duração média de 2 horas para cada barco. Com ventos fracos acabou favorecendo os barcos menores, e se aproveitando dessa situação aliado com toda técnica, o catamaran da classe Hobie Tiger, do Clube de Vela de Morro de São Paulo, de Stephane Montigny e Victorian Montigny cruzaram em primeiro na linha de chegada e ficaram com a fita azul. Superando os grandes favoritos Nêga, do Clube de Vela de Morro de São Paulo e Maguni, do Aratu Iate Clube. Além da fita azul, a dupla também faturou o primeiro lugar geral, a e foi a melhor na categoria Hobie Tiger 18.
A categoria Hobie Cat 16 contou com o maior número de participantes, 18 barcos fizeram uma disputa emocionante na classe, que terminou com a vitória de Roney e Augusto no nacional, e Yan e Tammy Vidal, mãe e filho, que mostraram que família unida faz a diferença também na vela. Outra disputa quem empolgou ficou por conta do Multicasco Oceano, o barco Nêga do clube de vela de Morro de São Paulo, conseguiu superar o multi – campeão Maguni do Aratu Iate Clube. E Morro de São Paulo mostrou sua força na regata, ficando entre os 3 melhores na classificação geral e sempre bem classificado em todas as outras classes.
O evento foi organizado pelo Yacht Clube da Bahia em parceria com a Pousada Natureza e Clube de Vela de Morro de São Paulo, e contou com uma feijoada de celebração após a regata e muita música e festa para todos os participantes. O diretor de Vela do Yacht Clube da Bahia, Alan Castro, elogiou: “Ficamos muito felizes em poder fazer essa regata em parceria com o clube de vela de Morro de São Paulo, é um evento que já faz parte do calendário definitivo e oficializado pela federação Baiana, e a cada ano que passa faz mais sucesso. Apoiado pela divulgação em outros eventos como o Brascat, e pela divulgação boca a boca por parte de grandes velejadores e incentivadores do esporte como o campeão Beto Pandiani, temos certeza que a Regata Salvador – Morro de São Paulo será cada vez mais forte e sempre um sucesso como foi esse ano.”
Compareceram participantes de vários estados e cidades, inclusive internacionais, como: Fortaleza, Brasília, Recife, Aracaju, Alemanha, França e claro da Bahia. E contou com o oficial de regata Ricardo Câmara Macedo, integrante oficial da Confederação Brasileira de Vela.
Confira a classificação final:
Classificação geral (Tempo corrigido)
1 – Hobie Tiger – Sthepanie e Victorian (Fita Azul)
2 – Tornado – Juliano e Alexandre
3 – Hobie Cat 16 – Yan e Tammy
4 – Supercat – Manoel e Cláudio
5 – Hobie Tiger – Ricardo e Horst
Multicasco Oceano ( Multi D)
1 – Nêga – Remo, Horst, Luke
2 – Maguni – Eduardo, Léo.
3 – Tabaréu
Multicasco Oceano – (Multi A)
1- Pickninck
2- Graminho
Multicasco Oceano- (Multi C)
1- Estaka N’agua
Tiger
1-Sthepanie e Victorian
2-Ricardo e Rose
Tornado
1-Juliano e Alexandre
2-Rene e Wilson
Hobie Cat 16 Importado
1 – Yan e Tammy
2 – Afonso e Mariana
3 – Kim e Mateus
Hobie Cat 16 Nacional
1 – Roney e Augusto
2 – Marcelo e Bruno
3 – João e Cacau
Supercat 17
1 – Claudio e Manoel
2 – Deraldo e Gabriela
3 – Ricardo e Bernardo